CUIDADOS COM O SOL

CUIDADOS COM O SOL

A sol promove uma sensação de bem-estar e estimula a produção de vitamina D, no entanto, também pode ser prejudicial, na medida em que uma exposição excessiva ou desadequada poderá ter consequências graves, nomeadamente queimadura solar, envelhecimento prematuro da pele, reações de fotossensibilidade e cancro da pele.

 

A luz solar promove uma sensação de bem-estar, estimula a produção de vitamina D e ajuda a controlar algumas doenças crónicas da pele, como a psoríase.

No entanto, da mesma forma que tem efeitos benéficos, pode também ser prejudicial, na medida em que uma exposição excessiva ou desadequada poderá ter consequências graves, nomeadamente queimadura solar, envelhecimento prematuro da pele, reações de fotossensibilidade e cancro da pele.

Neste sentido, as preocupações com a exposição solar não devem estar presentes apenas na praia, mas sim em qualquer atividade ao ar livre, tendo sempre em mente que esta exposição é menos prejudicial no início da manhã e final da tarde, pela inclinação dos raios solares quando atravessam a atmosfera. Os valores da radiação ultravioleta (UV) variam não só ao longo do dia mas também com a localização e estação do ano.

O índice ultravioleta (IUV) pode ser consultado na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e varia entre menor que 2 (IUV baixo) e superior a 11 (IUV extremo). Os valores médios do UV para a latitude de Portugal enquadram-se, para o período compreendido entre os meses de Outubro e Abril, entre 3 e 6 (Moderado com possibilidade de Alto) e, entre 9 e 10 (Muito Alto) para o período compreendido entre Maio e Setembro. A utilização de protetores solares é recomendada para valores iguais ou superiores a 3.

Sabe-se também que a sensibilidade à luz solar varia de acordo com a quantidade de melanina existente na pele. Isto quer dizer que pessoas com cabelo e pele claras, olhos de cor clara e/ou com muitos sinais ou sardas, têm menos proteção natural em relação à radiação UV e maior risco de desenvolverem queimaduras e/ou cancro da pele. Pessoas de pele mais escura têm mais melanina e, portanto, possuem mais alguma proteção contra a radiação UV mas são também vulneráveis aos efeitos nocivos do sol.

Para disfrutar do sol de uma forma segura é fundamental conhecer os cuidados a ter:

  • Usar vestuário adequado, chapéu e óculos de sol, particularmente as crianças e pessoas de olhos claros.
  • No primeiro ano de idade as crianças não devem expostas diretamente ao sol, pelo que devem brincar à sombra, com vestuário adequado e chapéu de abas largas.
  • A exposição solar deverá ser gradual e progressiva, evitando horários entre as 12h e as 16h.
  • Os protetores solares devem ser de amplo espetro, com uma classificação de FPS 30 ou superior. Deve usar-se aproximadamente 30 gramas para cobrir a superfície corporal inteira de uma pessoa de tamanho médio. Deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar e deverá ser reaplicado a cada duas horas ou após banho (mesmo com protetores resistentes à água). Não esquecer também da proteção dos lábios, orelhas e dorso das mãos (locais onde frequentemente surgem lesões causadas pelo sol).
  • É importante saber que ocorre reflexão dos raios solares na neve (85%), na areia (20%), na água (5%), aumentando a exposição real, pelo que mesmo debaixo de um guarda-sol estamos expostos a radiação UV. Além disso o uso de protetor solar não deve ser dispensado nos dias nublados pois a radiação UV é pouco afetada pelas nuvens.
  • Deve informar-se com o seu médico relativamente à medicação que toma, pois alguns fármacos podem ser fotossensibilizantes e poderão causar alguma reação na pele exposta ao sol.
  • Realize um autoexame da pele com regularidade. Avalie evolução do contorno, cor e tamanho dos seus nevos (“sinais”). Uma ferida que não cicatriza ou um nevo que se modifica deve ser avaliado pelo seu médico.
  • Os solários não são uma opção saudável pois aumentam exponencialmente o risco de cancro e aceleram o envelhecimento da pele.
  • Após exposição solar deve hidratar bem a pele com um creme ou loção adequados. Uma alimentação e aporte hídrico adequados e são fundamentais para uma pele saudável.

Disfrute do sol de uma forma segura, protegendo a sua pele e mantendo-se saudável!!

Share this post